Fundamental II

No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o/a aluno/a percebe-se ainda mais parte do mundo e passa a participar dele com capacidade para responder, de modo criativo e curioso, aos inúmeros desafios que a escola e a vida em grupo lhe propõem.

É capaz de fazer perguntas e buscar respostas. Desenvolve o raciocínio lógico e percebe o desafio como um estímulo para seu crescimento pessoal e formação de seu repertório cultural. Enfatizamos a importância de seu desenvolvimento como estudante, capaz de estabelecer hábitos de estudo, sendo valorizado no cumprimento de compromissos e formando a consciência de cidadão, sujeito a direitos e deveres.

As atividades e projetos desta etapa têm como objetivos:

• Estimular o autoconhecimento e a solução de conflitos de relacionamento;
  • Estimular o diálogo, ampliar o conhecimento do mundo multicultural, desenvolvendo o sentido da convivência pacífica;
  • Propor situações-problema que criem a necessidade de explorar alternativas de solução;
  • Conhecer as linguagens específicas de cada uma das disciplinas;
  • Exercitar-se, com crítica, nas metodologias das ciências.