Proposta Pedagógica

O Projeto Pedagógico da Nova Escola busca inserir-se no marco dos debates atuais no campo da Educação: possibilidade de fortalecimento das identidades das pessoas em seus territórios, por meio da produção, significação e sistematização dos conhecimentos básicos da escolarização em diálogo com os conhecimentos que circulam nas comunidades onde as escolas se localizam. Parte-se do pressuposto de que as especificidades da Educação são fruto da organização da vida num determinado espaço, das relações entre as pessoas.

A essência da proposta pedagógica da Nova Escola consiste no seu caráter transformador e formador.

Sobre o que se ensina

Busca-se a intencional articulação entre as disciplinas de modo a revelar aos(às) alunos(as) que as informações, reflexões, fontes e métodos produzidos numa determinada disciplina, são fundamentais para a compreensão de outra .Para isso, desenvolvem-se projetos especiais cujos objetivos são o de formar o(a) aluno(a) como cidadão(ã), capaz ele(a) também de transformar o meio em que vive.

Sobre como se ensina

Organizam-se situações que perseguem a metodologia da investigação, que parte do conhecimento acumulado sobre determinado assunto para se chegar a aprendizagens significativas, por meio da realização de exercícios com instrumentos e mecanismos de pesquisa: delimitar um problema, localizar as informações disponíveis sobre o problema, coletar dados e informações em variadas fontes (livros, internet, relatos pessoais, experimentos), descrever o que se sabe, interpretar, inferir, analisar, produzir um registro reflexivo e crítico sobre o que se aprendeu e comunicar o que se sabe.

Para atingir esses objetivos, a escola contempla alguns temas em projetos específicos que compõe o currículo de Estudos de Meio – atividade estruturante do aprofundamento das reflexões disparadas pelos conteúdos e conceitos abordados em sala de aula.